22. ago, 2019

Ritual de Ogum contra forças negativas

 

 

Numa terça-feira de Lua Crescente ou Cheia, tome um banho e acenda uma vela de sete dias para seu anjo da guarda, colocando-a num lugar limpo e acima da sua cabeça.

Depois, faça um ramalhete com folhas de goiabeira, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e eucalipto. Bata com esse ramalhete em todos os cantos da casa, começando pelos fundos e terminando na entrada. Peça em voz alta que Ogum limpe esse ambiente. Ao terminar, jogue o ramalhete no mato, onde não exista lixo.

Em seguida, jogue água de anil (uma dose de anil para clarear roupas diluída em 3 litros de água) em todos os cantos. Defume os cômodos, de dentro para fora, com uma colherinha de enxofre em pó, um punhado de palha de alho, uma colherinha de café em pó e a mesma medida de açúcar. Coloque os ingredientes sobre carvão em brasa num turíbulo ou outro recipiente apropriado. Quando terminar, apague as brasas com água limpa e jogue tudo fora.

A seguir, faça uma segunda defumação, agora para atrair coisas boas, de fora para dentro. Sobre algumas pedras de carvão em brasa, coloque canela em pó, folhas de louro, açúcar cristal, fumo de rolo picadinho e cravo-da-índia. Deixe os restos se apagarem naturalmente no último cômodo defumado. No dia seguinte, sopre as cinzas na rua e peça a Ogum que abra todos os seus caminhos.

Esse ritual pode ser repetido a cada três meses.